sábado, 19 de maio de 2012

20


Ok então, MCA está morto.

Vários dias depois ainda me pego pensando a respeito, não com tristeza ou dor. Eu nunca choro quando as pessoas morrem, e não é agora que eu vou começar. Fiquei triste claro, mas me conforto em saber que as crenças do MCA viam a morte muito mais como uma passagem que um adeus, isso provavelmente tornou a transição um pouco mais fácil por parte dele. Mas os Beastie Boys foram uma das minhas bandas preferidas em toda a minha vida, e hoje comecei a lembrar como foram meus primeiros contatos, e como foi minha época de obcessão pelo grupo. Ok então, para uma retrospectiva.

Acho que a primeira vez que realmente reparei no serviço que os caras faziam foi com o clipe Sabotage, que vira e mexe passava na MTV. Comecei a ver a MTV no horário do almoço por volta de 1996, época o teleguiado com o Cazé, que era um programa aleatório o suficiente pra me fazer ter contato com diferentes estilos musicais. Em um programa você poderia escutar desde New Kids on the Block até Emperor. Isso porque era a audiência quem fazia o programa, as pessoas se inscreviam pra receber uma ligação, e então conversavam com o Cazé sobre um assunto específico, pediam um videoclipe e parará. Sabotage era um clipe muito pedido na época, o video é muito divertido, você acaba querendo ver aquele seriado e amaldiçoa o fato de ele não existir.

Infelizmente na época eu era fanático por Sepultura, e não conseguia processar bem nada sem o típico vocal thrash-metal. Ainda mais Beastie Boys, que faziam um punk rock rasgado com vocal fino gritado, hehe! Eu era jovem e cheio de preconceitos. Não que eu não gostasse da música, era só algo que eu não estava afim de ouvir na época. Não era algo que me causava repúdio, eu simplesmente achava "legal" e ficava por isso mesmo. Graças a isso perdi o excelente show deles em 1996 em SP, lendário, fãs comentam até hoje. Bom, eu era muito jovem, não ia conseguir ir também.

Corta pra uns 2 anos depois. Horizontes musicais um pouco mais abertos, e Hello Nasty foi lançado. Com ele, as músicas de trabalho Intergalactic, seguida de Body Movin'. E foi graças ao remix hipnotizante de Body Movin' feito por Fatboy Slim que eu me viciei. Era dançante, tinha bons samples, bom flow... estava QUASE conquistado. A conquista de fato se fez alguns meses depois quando um amigo emprestou Hello Nasty, o cd, e uma fita k7 (UAU) com várias músicas do Ill Communication. Poucas semanas depois comprei minha cópia (não sem antes danificar completamente o cd desse meu amigo, peço desculpas) e a escutei por muito tempo. Cheguei a decorar as letras, é um excelente disco. Na verdade nesse momento estou escutando à versão original de Body Movin', balançando e recitando a letra que eu lembro até hoje. Porra, goosebumps, sérião. É muito difícil pegar uma música preferida nesse disco, que respeita de fato o termo ALBUM. Ele funciona muito bem se tocado de cabo a rabo, tudo se encaixa, é o melhor disco feito pelos caras (na minha opinião). Tem algumas que são muito aliens, tipo Picture This, Song For Junior, Song for the Man, And Me, a LINDA Instant Death...

até a capa faz sentido no contexto, juro

Mais alguns meses depois arrumei o Ill Communication. ESSE SIM, é o que tem Sabotage. E não foi surpresa nenhuma ver que Sabotage era só mais uma música no disco, uma que é tão diferente de todas as outras que chega a ser engraçado. Se dois anos antes eu tivesse tido a curiosidade de pegar esse disco numa loja pra ouvir e ver como era, provavelmente teria ficado completamente confuso com as misturas feitas nas músicas. Um destaque vai pras duas faixas que têm samples de cantos de monges tibetanos (Shamballa e Bodhisattva Vow), Root Down, Get it Together, e mais um monte pra falar a verdade...

esse maluco é a cara do Jake Blues, 50% dos Blues Brothers não é?

Agora pra Check your head. Esse eu não comprei de cara, eu aluguei primeiro (lembra das locadoras de cd?). Acho que nunca foi lançado de fato no Brasil, então não era lá muito fácil de ser achado. Era a impressão que eu tinha ao menos, nunca o via nas grandes lojas, e na verdade o comprei usado no Shopping Grandes Galerias, uma cópia perfeita sem um risco sequer. Eu disse que Hello Narty era o melhor disco feito pelos caras, e é mesmo. Mas Check Your Head é meu favorito. Tem tudo o que eu gosto, doses cavalares de funk, hardcores velozes, e aquele hip hop que é de praxe dos caras. Ill Communication e Check Your Head pra mim são discos bem parecidos, parecendo que um é continuação do outro. Mas talvez a produção do Check Your Head tenha deixado tudo muito mais fresco. Cansei de pegar preferidas, eu tenho um apreço especial por esses discos.

eu comprei uma camiseta com essa foto não tem 3 meses, hehe

Acho que são esses meus discos preferidos dos Beastie Boys. Comprei Paul's Boutique (que todo mundo fala que é revolucionário e bla bla bla bla bla, é legal mas exageram)  e Licensed to Ill também (bom disco de rap old old old school). Não gostei de to the 5 boroughs, e adorei  The Mix Up (só de instrumentais).

Durante muito tempo procurei videos e outras diversidades raras dos Beastie Boys, e hoje em dia é incrível o que se pode achar no youtube por exemplo. Tem um show de Glasgow de 1999 que a MTV exibiu algumas vezes na época, e era ótimo. Procurei por anos, e agora ele é facilmente achável na internet. Entre outras paradas que até os próprios caras devem ficar impressionados quando acham.

Enfim, vão-se os músicos ficam suas músicas.

Adios MCA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário